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quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tricampeão Stewart oferece ajuda para Grosjean não estragar carreira

Oito incidentes em 15 etapas ofuscaram pódios do francês da Lotus, que ganhou apelido de 'maluco da primeira volta' e foi suspenso por uma prova

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Jackie Stewart se ofereceu para ajudar Romain Grosjean. Confiante no potencial do francês, ele sabe que os três pódios na temporada 2012 foram ofuscados pela quantidade de acidentes em que o jovem piloto se envolveu no início de diversas provas: ao todo, foram oito em 15 etapas, sete deles na primeira volta. Após pegar uma corrida de suspensão por provocar um acidente espetacular na largada de Spa-Francorchamps, Grosjean voltou a aprontar no GP do Japão do último domingo. A batida em Mark Webber logo na curva inicial (veja o vídeo) rendeu ao francês o apelido de “maluco da primeira volta".

Stewart foi campeão em 1969, 1971 e 1973. Atualmente é embaixador da empresa dona da Lotus

- Penso que poderia ser capaz de ajuda-lo a evitar acidentes no futuro. Acho que ele tem um enorme potencial. Mais acidentes podem estragar suas chances continuar na Lotus na próxima temporada e deixar ele longe das grandes equipes. Romain não deveria recusar a oferta. Quando a hora chegar e ele quiser, estarei aqui em razão da minha relação com a equipe – disse Stewart, que é embaixador “Genii Capital”, empresa dona da Lotus na F-1.

Em sua primeira temporada completa na Fórmula 1 – ele já pilotou pela Renault durante metade da temporada de 2009, substituindo Nelsinho Piquet – Grosjean subiu ao pódio três vezes em 2012: segundo colocado no GP do Canadá e terceiro no Bahrein e na Hungria. Para o ex-piloto de 73 anos, esses resultados provam que o francês possui um talento natural que precisa ser lapidado.

- É o primeiro ano completo dele e ele foi rápido o suficiente para vencer corridas. Acho que ele poderia ter vencido um ou dois GPs nesta temporada. Mas no momento, o potencial dele tem sido ofuscado pelo número de acidentes. Ter talento e velocidade para vencer corridas pode ser intoxicante – analisa Stewart.
Grosjean foi apelidado de 'maluco da primeira volta' após batidas

 

Para justificar sua visão sobre Grosjean, o campeão mundial de 1969, 1971 e 1973 lembra da própria experiência que adquiriu na F-1. Além de piloto, foi dono de uma escuderia que levava seu sobrenome de 1997 a 1999 e contou com Rubens Barrichello ao volante. Ele também desenvolveu um programa de desenvolvimento de pilotos. Stewart também aproveitou para levantar uma questão: o por quê os pilotos da categoria não possuem técnicos, como ocorre com atletas de quase todos os demais esportes.

Incidentes de Grosjean nas primeiras voltas
 
GP da Austrália Batida com Maldonado na 2ª volta  
GP da Malásia Faz Schumacher rodar na 1ª volta
GP da Espanha Toque em Pérez fura pneu da Sauber
GP de Mônaco Espreme Schumi e provoca batida
na largada
GP da Inglaterra Toque em Paul di Resta fura pneu
da Force India
GP da Alemanha Se envolve em incidente no hairpin e fura pneu da Lotus
GP da Bélgica Provoca grave acidente na largada
e é suspenso do GP da Itália
GP do Japão Bateu em Webber na primeira curva 

 - Fui um jovem na F-1 também. Além disso, executei um programa de desenvolvimento ajudando pilotos como David Coulthard, Juan Pablo Montoya, Gil de Ferran e Allan McNish. Por alguma razão, pilotos de todos os tipos pensam que não precisam de treinadores quando saem do kart. Isso é diferente em qualquer outro esporte que conheço.

Stewart acredita que a parte psicológica é o que diferencia os grandes pilotos dos demais e citou os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso.

- O que os pilotos top têm de diferente são a gestão da mente muita boa. É muito difícil eles baterem. Isso fica óbvio com Vettel e Alonso. A colisão dele na primeira curva no Japão foi uma grande raridade. A mente tem que ser mestre da habilidade natural. Eu estive lá e tive muito, mas muito poucas batidas. Eu sei que para terminar em primeiro, primeiro você tem que terminar. Você nunca vence uma corrida na primeira curva, mas geralmente perde uma ali – concluiu.
Para Stewart, batidas ofuscaram bons resultados de Grosjean, como pódio no Canadá

 

 

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